BUSCA E RESGATE

Esquadrão Pelicano (2º/10º GAV) faz reciclagem em atendimento pré-hospitalar

Publicada em: 16/03/2012 13:55
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea/ 2º/10º GAV

Militares do Esquadrão Pelicano (2º/10º GAV) realizaram nesta semana (12 a 16/03), em Campo Grande (MS), o curso de Reciclagem de Atendimento Pré-Hospitalar Militar. Ao todo, 13 homens especializados em busca e resgate (SAR) e graduados da área de enfermagem receberam aulas teóricas e práticas de técnicas de atendimento de trauma e resgate de vítimas aeronáuticas em ambiente de paz ou em combate.

A instrução aconteceu no Laboratório de Habilidades do 2°/10° GAV, inaugurado no ano passado. Esse espaço é destinado ao adestramento prático das técnicas de intervenção básica e avançada de vítimas. Simuladores de vias aéreas, manequins de punção venosa, desfibriladores de treinamento acionados por controle remoto pelo instrutor, são alguns recursos disponíveis para o enriquecimento das oficinas práticas.

No curso, todos os meios operacionais de intervenção médica e de evacuação aeromédica são apresentados e manuseados pelos alunos. “Assim, também é possível que todos os envolvidos em uma ocorrência SAR, com vítimas extremamente graves, familiarizem-se com os modernos equipamentos incorporados recentemente ao esquadrão”, explicou o Tenente Médico Pascale, Chefe da Seção Aeromédica do 2°/10° GAV.